Já passou pela situação em que seu filho pede alguma coisa e você fala que não tem dinheiro, e ele pergunta sobre onde está o cartão de crédito?

Então, é nessa hora que você precisa ensinar sobre a educação financeira, porque o cartão de crédito mesmo que seja de plástico, tem que ser pago na data de vencimento.

Essa situação é muito normal na vida dos brasileiros, porque a maior parte só obterá uma educação financeira na escola, no ensino médio ou até mais tarde, na faculdade ou não.

A inadimplência no Brasil, segundo a pesquisa realizada pelo Serasa Experian em 2018, aumentou 3,5% para pessoas físicas e 6% para pessoas jurídicas, claro que 

a crise financeira potencializou esse resultado, mas, cada vez mais, as famílias se encontram reavaliando a situação financeira para poder cumprir seus compromissos.

Geralmente nas famílias brasileiras, a palavra economizar não se estende aos filhos, eles ficam fora do planejamento financeiro, devido, os pais acreditarem que é um assunto para adultos, porém a sociedade em que vivemos é totalmente voltada para o consumo, e as crianças não estão livres disso.

Se você espera que seus filhos ajudem mais em casa, economizando nas despesas, a compreensão do valor do dinheiro se faz necessária. 

Assim, incentive seus filhos a economizar, dê um cofrinho para que ele possa depositar sua mesada ou seu prêmio por ter tirado a melhor nota na prova.

Faça o administrar o seu próprio dinheiro e ir atrás dos seus objetivos, como ir no passeio da escola ou sair com os amigos, porque dinheiro não dá em árvore. Não é mesmo?!

Isso facilitará nas conversas sobre o assunto e o transformará em um adulto mais responsável financeiramente,  apto para aplicar seu dinheiro de forma mais inteligente e valorizará mais seus pertences.

Caso tenha interesse, já existe cursos de educação financeira para crianças e adultos.

Pesquise e compartilhe isso em família, pois assim, será mais fácil sair do sufoco e planejar melhor a viagem dos sonhos e festas festivas.

Fica a dica.

 

Momento DTC – Juntos com você!