Hoje em dia, alguns pais não possuem o tempo necessário para se dedicar aos filhos devido a correria do dia a dia.

O acompanhamento no desenvolvimento dos filhos são pontuais e geralmente é dada maior atenção, em comportamentos agressivos ou fora do comum dentro de casa ou na escola. Às vezes, o que a criança ou adolescente precisa é de uma conversa, ser compreendido em suas dificuldades e orientado, mas infelizmente o receio do possível julgamento dos pais, os leva a se fecharem.

A comunicação é importante primeiramente para criar um relacionamento de confiança entre os filhos, para que eles não o vejam somente como “criadores responsáveis”. O alto nível do diálogo tem impacto no desenvolvimento da linguagem e também, na forma de se expressar, evoluindo suas competências sócio emocionais.

De acordo com a pesquisa da professora Meredith Rowe, da Escola de Educação da Universidade de Harvard, ter conversas de qualidade desde os primeiros meses de vida da criança, é muito importante para o desenvolvimento de seu cérebro, pois até durante a gestação é recomendado criar um diálogo, para que o bebê reconheça a voz dos pais, e até para tranquilizá-lo quando estiver agitado.

A conversa contínua, não só traz proximidade como também não deixa espaço para que seus filhos, se orientem por terceiros em suas decisões, que muitas vezes são feitas por amigos da mesma idade.

Portanto, crie momentos propícios para essa conversa diariamente, se forem jantar deem preferência de fazer as refeições na mesa sem distrações, como a TV e o celular. Faça perguntas abertas para que a resposta de seu filho vá além do simplesmente sim e não. Se for uma adolescente, crie entretenimento em que a família possa participar junta, faça almoço para os amigos ou um churrasco, como adoramos. Assim, você não só se aproximará de seu filho como também dos amigos dele e aproveite, faça contato com os outros pais.

Podemos inicialmente querer criar os nossos filhos para nós, mas não somos eternos, então, nada como preparar os nossos filhos para o mundo, porque a eles pertence.

Pense nisso!

Momento DTC – Juntos com você!